4 vilarejos para visitar na Itália

Se você deseja fugir da agitação de grandes cidades como Roma, Veneza e Florença e ainda conhecer locais que não costumam aparecer nos guias de turismo, fique comigo nesta leitura e surpreenda-se com nosso top 4 vilarejos mais charmosos do país!

 

Conca dei Marini

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.Castel Gandolfo

Começando nossa lista com os vilarejos mais charmosos por Castel Gandolfo, famoso por abrigar a residência oficial de verão do Papa.

Localizado no alto do lago Albano, Castel Gandolfo é uma das aldeias mais famosas da antiguidade! Este local, reúne ricos testemunhos que surgem desde a pré-história, percorrem a  pré-romana, a romana, até ao século XVI.

Além de ser um local belíssimo, com muita história e cultura, este vilarejo se destaca também, pela preservação do território.

Um ponto que vale a visita é o Villaggio delle Macine, às margens do Lago Albano, que remonta à Idade do Bronze (século XVII-XV aC), sendo um dos raros exemplos no mundo.

Na época romana, por ali se estabeleceram inúmeras vilas patrícias, desde a abertura da Via Appia, Regina viarum (312 aC) ainda na era republicana e depois imperial.

Quando Castel Gandolfo foi confiscado pela Câmara Apostólica, os papas começaram a se interessar pela região, estabelecendo ali sua residência de verão e caracterizando a cidade como conhecemos hoje.

 

2. Canale di Tenno

Esta antiga vila medieval que chegou quase intacta até os dias atuais e por isso, visitá-la é como abrir um livro de histórias!

Localizado próximo a Trento, este pequeno vilarejo garante uma vista maravilhosa para o lago Garda. Além da beleza do local, inúmeros eventos, arte e produtos gastronômicos e vitivinícolas, são outros motivos para garantir a visita.

Canale di Tenno foi completamente abandonado após a 2ª Guerra Mundial e suas paredes antigas foram perfeitamente preservadas. Pousadas de pedra e becos misteriosos fazem de Tenno uma das aldeias mais bonitas da Itália!

 

3. Conca dei Marini 

Conca dei é um vilarejo localizado na região da Campania, pérola da Costa Amalfitana, que apesar de ser menos famoso, também impressiona pela beleza.

Esta charmosa vila se estende longo de uma pequena baía, sendo a principal atração a Grotta dello Smeraldo, que tem este nome por conta dos tons de verde esmeralda que se projetam sobre a água dentro da caverna do mar.

Logo acima de Conca dei Marini encontra-se o Convento de Santa Rosa construído no século XIV. O convento é famoso por ser o berço da sobremesa napolitana de renome internacional chamada sfogliatell.

As melhores atrações para visitar em Conca dei Marini são:

 

4. Castelmezzano

Por último, vamos falar de Castelmezzano, um outro vilarejo muito bonito com apenas 970 habitantes!

Localizado na província de Potenza, na região da Basilicata, seu território estende-se por uma área de 33 km² e faz parte rede “borghi più belli d’Italia”.

As casas construídas por lá possuem tetos de arenito embutidos numa bacia rochosa, construídas diretamente na rocha.

O coração da vida da cidade é a Poazza Caizzo, que abriga a Igreja Matriz de Santa Maria dell’Olmo, construída em estilo românico.

Castelmezzano faz parde da área do Parque de Gallipoli Cognato Dolomiti Lucane que reúne vestígios de uma história milenar pela presença das paredes megalíticas do povoado, denominado Croccia Cognato, remanescente do Século IV a.C.

As melhores atrações para visitar em Castelmezzano são:

 


 

Leia também:

Vulcões na Itália

4 atrações menos famosas em Roma