Bolonha

Vamos conhecer Bolonha?

Esta milenar cidade, que muitas vezes passa desapercebida, fica na Emília-Romanha, a 80km de Florença e é uma cidade totalmente acessível para quem está em Roma, Milão ou Veneza.

Além de ser muito forte pela gastronomia, a cidade ainda possui um centro histórico muito bem preservado, e ainda abriga a mais antiga universidade da Europa!

Mas vamos com calma, voltando lá no passado pra conhecer mais esta cidade… Continue comigo!

Bolonha

Bolonha

Onde fica?

Como dito anteriormente, Bolonha é totalmente acessível para os que estão em Roma, Florença, Milão ou Veneza.

O motivo disso é que Bolonha fica em uma posição bem central na Itália, sendo assim, um destino totalmente encaixável em diversos roteiros.

E vamos aos pontos turísticos:

 

Palazzo dell’ Accursio

Começando pelo Palazzo dell’ Accursio, ou Palazzo Comunale, que reúne diversos vestígios do período da Roma Antiga…

Este palácio fica bem no centro histórico da cidade, e se destaca pelo marcante Relógio da Torre e sua estátua de bronze do papa Gregório XIII, nascido da cidade.

 

Fontana del Netunno

Esta fonte é um dos pontos de encontro mais badalados em Bolonha. Ela exibe um enorme Netuno de bronze, cercado pelas ninfas do mar.

Existe uma polêmica em torno do pênis de Netuno… O papa achava-o muito proeminente, e pediu que fosse encurtado! Para resolver a questão, o então o escultor Gianbologna esculpiu os dedos para que eles parecessem um pênis ereto quando você está no ângulo certo. E, para ver o “polêmico” vá em um ângulo mais ou menos próximo da saída da Sala Borsa.

 

Torres

As famosas torres degli Asinelli e Garisenda, são o que restou das mais de 100 torres que protegiam a cidade durante o período medieval, que significava status de famílias ricas.

Se você é um daqueles turistas de coração forte, poderá subir os 498 da Torre degli Asinelli e apreciar um terraço panorâmico com vista privilegiada para toda a cidade.

Já a Torre Garisenda tinha originalmente 60 metros de altura, e com o passar do tempo, foi se afundando consideravelmente inclinando-se cerca de 3 metros para o sul. Por este motivo, não é permitida a entrada de turistas.

 

As melhores atrações para visitar em Bolonha são:

 

 

Gastronomia Bolonhesa

Não é a toa que Bolonha seja considerada a capital gastronômica da Itália. Afinal, foi por lá que ingredientes e pratos famosos surgiram.

O presunto de Parma, o tortellini, o queijo parmigiano reggiano, e é claro, o molho à bolonhesa compõe os motivos deste título.

 


 

O melhor de tudo é que a cidade é relativamente pequena, com cerca de 140,9 km² de área, o que significa que é possível conhecer as principais atrações bolonhesas a pé!

E aí, o que achou desta cidade? Deixe seu comentário!