Calcata

Vamos visitar uma vila medieval a poucos quilômetros de Roma? 

Embarque comigo nesta leitura e saiba mais sobre Calcata, um daqueles típicos vilarejos que só existem na Itália, pitoresco e cheio de charme!

Calcata

Calcata

Localização

Calcata é um vilarejo erguido sob uma verdadeira rocha de pedra vulcânica plantada no meio do vale de Treja.

Se você pensa em passear por ali, ele fica a 1 hora de carro de Viterbo (noroeste de Calcata) e Roma (sudoeste de Calcata). Como você pode ver no mapa, logo abaixo:

Um pouco da história de Calcata

Calcata aparece nos jornais oficiais a partir de 700 d.C, quando foi inclusa como um dos centros de produção agrícola criados por Adriano I para abastecer Roma de alimentos.

Posteriormente, uma outra menção do local foi datada de 8 de março de 974, nos jornais oficiais anunciando a doação do castelo ao Abade de San Gregorio de Roma.

A partir desse momento, uma longa lista de mestres e protetores se alternou em Calcata até a venda do feudo aos Sinibaldi em 1180.

Nesta aldeia, pasmem… Algumas casas foram construídas em 1200 e suas ruas, pavimentadas em 1700. A praça com a igreja é renascentista e o palácio baronial,  foram remodelados entre os séculos XVIII e XIX, restaurado e é agora propriedade do Parque.

Atualmente, cerca de 70 pessoas vivem na cidade velha, principalmente de Roma ou de outros centros urbanos.

 

A Igreja do Santíssimo Nome di Gesù

Esta igreja foi construída em 1300 e posteriormente restaurada no final de 1700. Sua história possui ligação direta com a lenda de que um mercenário alemão foi preso e mantido aqui após o saque de Roma, onde roubou o Santo Prepúcio (ou Jesus ‘prepúcio).

Após este roubo, a relíquia teria sido mantida nesta igreja atraindo milhares de peregrinos ao longo dos anos até 1983, quando foi roubada.

Tradicionalmente, no dia 1 de janeiro celebrava-se a circuncisão de Cristo e a relíquia fazia parte de uma celebração em Calcata durante séculos no dia de ano novo.

Como Calcata não foi a única igreja que reivindicou a propriedade do Santo Prepúcio, apesar de ter sido estudado por historiadores, este assunto segue sem conclusões definitivas.

Parque do Vale de Treja 

Entre as cachoeiras da Calcata e do Monte Gelato, está o Parque Vale de treja.

Com cerca de 7km de trilha, o local inclui um museu ao ar livre dentro da floresta que inclui 40 peças diferentes, todas feitas de materiais naturais que camuflam na paisagem.

 


As melhores atrações para visitar em Calcata são:

 


Curiosidades

Segundo lendas urbanas, existem energias primitivas que emanam do subsolo. Estas lendas alimentam histórias vindas dos Falisci, sobre ocultismo e paganismo.

 

Como visitar?

A visitação à cidade é mais confortável se feita de carro, podendo ser feito um bate-volta com saída de Roma. Para isso, basta pegar a SS2bis em direção a Viterbo ou agendar um tour privativo conosco clicando aqui.

Vale ressaltar que as opções de acomodação por lá são limitadas. Se você deseja hospedar-se, escolha um Cama e Café no campo ou em uma cidade próxima.