Catânia, Sicilia

Olá querido viajante! Te convido hoje a conhece mais uma cidade Siciliana: Catânia!

Você está preparado?

 

Onde fica Catânia?

Catânia é uma cidade que mistura a vida noturna agitada, com características de uma cidade medieval.  Tudo isso mesclado as fuligens do Etna, um dos vulcões ativos mais poderosos do mundo.

Catania

Catania

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizada entre Messina e Siracusa, Catânia fica bem ao leste da ilha, banhada pelo Mar Jônico, e como já dito na introdução, próxima ao vulcão Etna. Confira no mapa:

Um pouco da história

Fundada pelos gregos em 729 a.c., no topo de uma colina, a cidade já pertenceu a diversas outras civilizações que marcaram profundamente a cultura de Catânia.

Dentre as dominantes que por ali passaram, podemos destacar os romanos, bizantinos, árabes, normandos, e até mesmo os espanhóis.

Somente no ano 461 a.c. os cataneses recuperaram o poder sobre a cidade, perdendo-a novamente em 263, quando foi declarada colônia romana.

Após as invasões bárbaras, Bizâncio dominou a cidade e, posteriormente, com a dominação árabe, novas técnicas agrícolas foram incorporadas na cidade, tornando-a um grande centro econômico.

Durante a dominação normanda, houve o início da construção da catedral e da distribuição de terras entre as ordens religiosas.

Quando Catânia foi mantida pelo domínio da Suábia,  Frederico II construiu ali o Castelo Ursino .


Sob o reinado aragonês, o rei Afonso fundou a primeira Universidade de Estudos Sicilianos, uma referência na época. E com isso, a cidade se
destacou como a principal da ilha, posteriormente transferida para Palermo quando o declínio econômico começou por conta da gestão política improdutiva dos vice-reis espanhóis. 

No ano de 1669, parte da cidade foi enterrada pelas lavas do vulcão Etna, e depois, em 1693, atingida e destruída por um intenso terremoto.

Após o terremoto, a cidade foi reconstruída e redesenhada por arquitetos renomados, liderados por Vaccarini.

 

Festa de Santa Ágata

A festa de Santa Ágata é um dos principais eventos da cidade que acontece entre os dias 3 a 5 de fevereiro.

A jovem, nascida em Catânia por volta do ano 235 d.C., pertencia a uma família nobre siciliana e, que foi pedida em casamento pelo cônsul romano Quinciano.

Ágata rejeitou o pedido e então, Quinciano ordenou que a jovem fosse presa e torturada. Seus seios foram cortados e por fim, jogada em brasas ardentes. Ela morreu em 5 de fevereiro de 250, ainda na prisão.

Em 1126, a santa teria aparecido para um militar francês, pedindo-lhe que levasse seu corpo de volta para Catânia. Ele então roubou as relíquias e as levou de volta para a cidade.

Os cataneses acreditam que a santa os salvou da fúria do Etna e das epidemias de peste ao longo dos séculos, e por este motivo, a festa é uma mistura de fé e folclore, regadas a comidas típicas e procissões.

Saiba mais sobre a festa

 

Centro Histórico de Catania

No centro histórico se concentram a maioria dos pontos turísticos da cidade e, por este motivo, ali é um ótimo lugar para se hospedar, já que poderá conhecer mais da cidade a pé.

Um dos lugares mais importantes do centro histórico é a Piazza del Duomo, considerada o coração da cidade e Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Na praça, diversos edifícios barrocos compõem o visual, dentre eles estão a Cattedrale di Sant’Agata, e no centro, a famosa a Fontana dell’Elefante, datado da época dos romanos.

Uma outra fonte da praça, foi esculpida por Tito Angelini, a nominada Fonte Amenano, representa o rio Amenano, que tornou-se subterrâneo em 252 a.C. devido uma erupção do Etna.

 

Cattedrale di Sant’Agata

Ao longo da história, esta catedral foi destruída e reconstruída diversas vezes por conta de eventos naturais e acidentes.

Considerada uma das grandes atrações da cidade, a versão atual foi projetada em 1711, pelo arquiteto Girolamo Palazzotto.

Anteriormente, o local já foi o Termas Romanas de Achillian.

Com sua fachada feita de mármore branco, Destacam-se o portal central, com 32 painéis de madeira finamente entalhados, e as três absides em pedra de lava do Etna, herança da anterior catedral normanda.

Os afrescos do romano Giovan Battista Corradini, com a Coroação de Sant’Agata, e o monumento funerário do músico Vincenzo Bellini, juntamente com relíquias de Sant’Agata, compõe seu interior.

Sant' Agatha Cathedral

Sant’ Agatha Cathedral

 

Via Etnea

Esta é a avenida principal que corta Catânia, onde estão os principais comércio da cidade.

Ao longo de seus 3 km de comprimento, pode-se ver a silhueta do famoso vulcão: o Monte Etna.

Apesar da própria avenida já ser uma atração, você pode aproveitar ali para fazer compras e, é claro, tomar um delicioso café.

Via Etnea

Via Etnea

 

As melhores atrações para visitar:

 

 


 

Agora que você já conhece sobre Catania, não hesite em nos contatar para elaborar um roteiro personalizado.

Nós otimizaremos sua viagem de acordo com seu orçamento e tempo!

 


 

Leia também:

Cefalù, Sicília

Vulcão Etna