Cidades da Úmbria: Todi

Todi é uma daquelas charmosas cidades medievais da região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 16.512 habitantes.

Cercada por suas muralhas, externamente etruscas, internamente medievais, a cidade de Todi se destaca como uma das principais da região onde, atualmente, se preserva intacta uma das mais belas praças da Itália: a Piazza del Popolo.

Que tal embarcar neste artigo e conhecer a cidade de Todi um pouco melhor?

Piazza del Popolo

Atualmente, esta praça é considerada uma das praças mais bonitas de todo território italiano. Ela está localizada no ponto mais alto de Todi, bem no topo da colina Nidoli (398 m acima do nível do mar).

Nesta praça você poderá conferir o Fórum Romano, rodeado por todos os edifícios do poder secular e religioso, o Palazzo del PopoloPalazzo del Capitano e o Palazzo dei Priori , construídos entre o 13º séculos XII.

Um outro edifício que se destaca, desta vez na outra ponta da praça, é a Sé Catedral de Maria Santissima Annunziata, com construção documentada no século XII e modificada diversas vezes e ao longo dos anos.

Seu pavimento principal é sustentado por um sistema monumental de cisternas, construídas na época romana e totalmente possíveis de visitá-las.

Co-catedral de Santa Annunziata

Dedicada à Maria Annunziata, esta belíssima catedral teve sua construção iniciada no século 12 mas, foi concluída apenas no século 14.

Vale destacar a beleza da fachada setecentista, que sofreu diversas modificações com o tempo, sendo a reforma mais recentemente nos primeiros anos do séc. XV.

A arquitetura em questão é composta por arcos góticos onde a catedral se dispõe em sete capelas.

Em seu interior estão localizadas diversas obras de arte: o afresco da Natividade de um mestre de Perugia, a janela com o Batismo de Cristo, cópia do Perugino executada em 1860 por Eliseo Fattorini, o painel Virgem com o Menino e Santa Catarina de Alexandria e Rocco, executado por volta de 1516 por Giannicola di Paolo.

Palazzo Altieri

Considerada a antiga sede dos bispos, o Palazzo Altieri é bastante famoso pelos seus jardins.  Ampliados pelo cardeal Altieri que incluiu magníficas e imaginativas fontes de água, edifícios e fontes projetadas pelo arquiteto Ludwig Gattelli.

Conheça

Templo de São Fortunato

O templo de São Fortunato está localizado no topo da Praça Umberto I, sobre os restos de um complexo construído antes do ano 1000.
Este edifício foi construído pela Ordem dos Franciscanos Menores, com projeto realizado por um arquiteto ainda desconhecido.
Sua construção teve início em 1292 e continuaram até a segunda metade de 1400, prosseguindo inacabada até os dias de hoje. A enorme torre sineira gótica, erguida em 1460, destaca-se na lateral da igreja.

Igreja de Santa Maria

Diz a lenda que esta igreja foi construída por vontade do povo, após um milagre alcançado por um trabalhador cego, que voltou a enxergar milagrosamente após enxugar o rosto com o mesmo lenço que limpou a poeira do rosto da Virgem Mari.

Após este evento, decidiu-se construir uma igreja para celebrar o ícone milagroso.

Com arquitetura renascentista, a planta central da igreja é em cruz grega com quatro absides, três das quais poligonais e uma, no extremo norte, semicircular.

Cada abside é composta por duas ordens de pilares coríntios e logo acima, existem janelas refinadas feitas com o projeto de Valentino Martelli, 1587.

 

 

Grechetto di Todi

O Grechetto de Todi é feito com uma antiga uva, típica da cidade, que pertencente à vasta família das vinhas gregas.

O vinho Grechetto é produzido com a certificação Todi DOC que inclui os municípios de Collazzone, Massa Martana, Monte Castello di Vibio e Todi.

Se trata de um vinho branco, de cor amarelo palha , com sabor variante de seco a levemente adocicado, aveludado, equilibrado com um retrogosto característico ligeiramente amargo e frutado.

 

Beverly Pepper Park

Este parque é composto por 20 esculturas contemporâneas, que possibilita aos visitantes desfrutarem em pleno da interação entre obras de arte, paisagem, monumentalidade e um enquadramento urbano.

Quem foi Beverly Pepper?

Beverly Pepper foi uma grande escultora americana, conhecida por suas obras monumentais que faleceu aos 97 anos, no dia 5 de Fevereiro de 2020.

Conheça o trabalho da artista

 


 

Você sabia que é possível visitar Todi em um bate-volta saindo de Roma?

Agende conosco seu tour clicando aqui

 


Leia também:

Spoleto, Itália

Conheça Foligno