Conheça o Jardim do tarô na Itália

Na nossa aventura de hoje, você viajará sem sair de casa pelo fantástico parque Jardim do Tarô!

Localizado pertinho do mar, no sul da Toscana, este belíssimo parque foi criado para representar o sonho mágico e o percurso espiritual da artista franco-americana, Niki de Saint Phalle, com a colaboração constante do marido, Jean Tinguely.

Este local é tão mágico, que te fará sentir no filme “Alice no Pais das Maravilhas”!

 

A artista Niki De Saint Phalle 

Niki de Saint Phalle nasceu em1930, na França mas foi criada em Nova Iorque. Posteriormente, em 1950 mudou-se novamente para a Europa, onde iniciou a sua atividade artística.

Em Barcelona descobriu a arquitetura de Gaudí, inspiração sempre presente em todas as suas operas. Nos anos 70 a artista iniciou a produção de esculturas “Nanas “,  figuras humanas enormes, cheias de curvas e habitáveis.

A primeira escultura criada foi nomeada de Hon e esculpida em 1966 para o Museu de Estocolmo. Já a mais famosa, la Tete, foi concluída em 1973 na floresta de Milly- la-Forêt, na França e declarada monumento nacional.

Deste 1929 a artista Niki se dedicou muito na construção do Giardino dei Tarocchi, ou Jardim do Tarô em português, mesmo sendo chamada com frequência para trabalhar na França.

Outras obras da artista pelo mundo estão em Paris, Jerusalem, Zurique, Osaka, Los Angeles e Estocolmo.

 

O Jardim do Tarô

Localizado na pequena cidade de Capalbio, no sul da Toscana, o Jardim do Tarô – Giardino dei Tarocchi foi construído numa área doada pela família Caracciolo à artista.

Sua construção foi realizada entre 1979 e 1996, em colaboração com arquiteto Mario Botta, que em parceria com o também arquiteto Roberto Aureli, que desenhou o Pavilhão de entrada.

O parque é tomado por grandes esculturas que personificam os 22 arcanos maiores do Tarot.

Como as obras são enormes, você poderá caminhar no meio delas, sendo assim considerado, um percurso espiritual único!

Os percursos são aleatórios e, por este motivo, se tornam uma experiência pessoal de cada visitante. Cada obra também está aberta à interpretação particular e no interior do parque nos transformamos em cartomantes.

Instintivamente somos levados ao arcano sucessivo, para dar continuidade ao nosso destino. Por esta mesma razão, conforme a indicação da própria artista, as visitas guiadas no interior do jardim estão proibidas.

Veja a visita realizada por estes queridos amigos do site ViagginBlog:

 

Por fim, vale ressaltar que todos trabalhos foram inteiramente financiados pela própria artista, com mostras de seus projetos, desenhos e modelos em galerias ao redor do mundo.

Em 1997 Niki cria a Fundação do Jardim do Tarot para tutelar e preservar a sua criação.

Posteriormente, entre 1996 e 1998, o arquiteto Mario Botta construiu o pavilhão de entrada ao Jardim, em um estilo completamente diferente, acentuando o limite entre a realidade exterior e o fantástico mundo no seu interior.

O Jardim foi finalmente inaugurado em 1998.

Niki de Saint Phalle estava projetando ainda um grande labirinto, mas em 2002, sua vida e o projeto de seu Jardim se concluiram.

 


Que tal conhecer este parque e vivenciar de perto o sonho da artista?
Nós oferecemos serviços de transfer para que possa usufruir deste passeio inesquecível!
Entre em contato conosco.

Leia também:

Passeios ao ar livre: Ostia Antica

Conheça Civita di Bagnoregio e Orvieto

Pompeia, Herculano e Vesúvio