Cortona: uma cidade medieval de tirar o fôlego

Hoje, nosso passeio virtual desembarca em Cortona! 

Te convido a conhecer esta pequena cidade da Toscana, grandiosa pelo seu charme e história, que carrega em seu DNA os povos etruscos e romanos.

Continue esta leitura e saiba mais sobre a história e o que visitar por lá… Tenho certeza que irá incluir Cortona em seu roteiro!

Cortona

Cortona

 

Onde fica Cortona?

Cortona fica na Toscana, mais precisamente em Valdichiana, ou Vale de Chiana, província de Arezzo.

Localizada no topo de uma colina a cerca de 600 metro acima do nível do mar, posição que oferece uma vista espetacular, que com toda a certeza, irá te encantar!

Caso você queira agendar um tour privativo, com guia e motorista em português, clique aqui

Conheça um pouco da história

As origens de Cortona vem dos povos etruscos, que a chamaram de Curtun. Posteriormente, Cortona passou para os romanos sob o nome de Corito.

Nos estágios finais da Guerra Gótica (535–554), a cidade foi saqueada e destruída e no século XXIII, tornou-se cidade-estado gibelina, com sua própria moeda.

Ao longo dos anos, passou pelas mãos de diversas famílias, como a Ranieri-Casali, nos anos de 1325 a 1409, tempos depois, em 1411, foi vendida aos Medici e somente após as guerras e Independência da Itália, foi inclusa como parte do Reino da Itália.

 

Agora é hora de conhecer o Por quê Cortona pode se tornar uma das suas cidades montanhosas favoritas da Toscana!

Destaques de Cortona

Agora, vamos falar sobre o que fazer nesta cidade medieval! Dito isso, você deve imaginar que a arquitetura de lá é a cereja do bolo, não é mesmo?

Com ruas estreitas, em uma encosta a uma altitude de 600 metros a cidade ainda ostenta partes da muralha da cidade etrusca que fazem parte da base da muralha atual.

Vale ressaltar o Palazzo Casali que abriga o  Museo dell’Accademia Etrusca, exibindo itens das civilizações etrusca, romana e egípcia, bem como arte e artefatos das eras medieval e renascentista. 

Os principais tesouros da cidade são dois painéis de Fra Angelico no Museu Diocesano, uma Anunciação e uma Madona e Menino com Santos. Além deste painel, um afresco do mesmo artista, se destaca acima da entrada da igreja de San Domenico.

 

As melhores atrações para visitar em Cortona são:

 

 


E aí, que tal incluir Cortona em seu roteiro? 

Entre em contato clicando aqui e saiba como podemos tornar sua viagem inesquecível!

 


 

Leia também:

Montepulciano, uma cidade medieval imperdível!

Conheça Assis, a cidade de São Francisco!