Cortona

Se você já assistiu o filme “sob o sol da Toscana“, com toda a certeza deve lembrar das paisagens de Cortona e Arezzo.

Então hoje, te convido a ir além e conhecer a cidade por trás desta paisagem inesquecível!

Continue a leitura comigo e saiba mais sobre Cortona, uma cidadezinha encantadora bem pertinho de Arezzo.

Foto: Patrick Denker

Foto: Patrick Denker

Onde fica?

Como já disse anteriormente, Cortona fica na Toscana, a 500 metros acima do nível do mar, na parte mais alta da colina.

Com seu território que se estende ao longo de 342 km² e bem pertinho de Arezzo, a cidade conta com cerca de 22.046 habitantes.

 

Um pouco da história…

Vamos voltar no tempo e começar lá atrás… Quando uma cidade da Úmbria, foi conquistada e ampliada pelos etruscos, chamada de Curtun.

Ao longo do século 600 aC, juntou-se à Liga Etrusca e acabou se tornando posteriormente, uma colônia romana com o nome de Corito.

Tempos depois, no fim da Guerra Gótica (535–554), Cortona foi saqueada e destruída. Já no século 13, tornou-se cidade-estado gibelina, com sua própria moeda.

Após as Guerras de Independência da Itália, foi inclusa como parte do Reino da Itália.

 

Pontos turísticos

Agora que você já conhece a história de Cortona, é hora de saber o que fazer por lá!

 

A Praça da República

Considerada a principal da cidade, é nesta praça que está a elegante Câmara Municipal de Cortona, construída no século XIII e caracterizada por uma escadaria pitoresca.

Museu Etrusco de Cortona

Este museu é dedicado totalmente a Cortona Etrusca e abriga exposições importantes que retratam este período.

Organizado em quatro andares, incluindo dois subterrâneos, nas seções etrusca e romana você encontrará túmulos funerários encontrados na área toscana de Cortona e especialmente a famosa Tabula Cortonensis – um contrato muito raro escrito em bronze.
Também neste museu, uma esplêndida lâmpada de bronze etrusca, do século V aC e muitos outros objetos antigos que permitem entender os costumes da civilização etrusca com um foco particular na visão sobre a vida após a morte que essas pessoas tiveram.

Santuário de Santa Margherita

A Basílica de Santa Margherita, padroeira da cidade de Cortona, foi construída no final do século XIII após a morte da santa, ocorrida na pequena Igreja de San Basilio onde ela costumava rezar.

 

Fortaleza de Girifalco

Localizada no ponto mais alto de Cortona, esta fortaleza é ótima para apreciar aquele pôr-do-sol maravilhoso. Construída por ordem de Cosimo de Medici sob as ruínas de uma antiga fortaleza etrusca, o local não pode ficar de fora do seu roteiro!

 

As melhores atrações para visitar em Cortona são:

 


 

Leia também:

Monte Porzio Catone

Palermo, Sicilia