Ilhas de Giglio e Giannutri

Hoje o tema do blog são as ilhas de Giglio e Giannutri, ambas localizadas na Toscana e não para por aí… Vamos iniciar uma série de artigos sobre a região!

Se você gosta de conhecer a Itália e também tem curiosidades sobre a toscana, fique ligado que vem muito conteúdo por aí.

As Ilhas

Para que possa se situar, vamos falar de localização!

As ilhas Giglio e Giannutri são parte do Arquipélago Toscano, e pertencem a Província de Grosseto, como você pode conferir no mapa:

 

 

 

Ilha de Giglio

Bem ao centro do mar Tirreno está um tesouro, um paraíso paradisíaco chamado Giglio.

Ao longo de toda a costa de 28 km, você poderá encontrar lugares maravilhosos para se banhar em águas cristalinas e desfrutar de um clima mediterrâneo.

Giglio

Giglio: origem do nome

A origem do nome vem do grego, mais precisamente da palavra Capra (cabra), que é Aegilium: Ilha das Cabras (Isola delle Capre), muito provavelmente ter uma geografia ideal para a criação deste animal.

 

Onde se hospedar?

Se você deseja curtir a ilha, as cidades mais procuradas para hospedagem são: Giglio PortoArenella e Campese

Melhores atrações:
Qual a melhor época para visitar?

A melhor época parar visitar a ilha são nos meses de julho, agosto, junho, setembro, quando as temperaturas ficam na casa dos 23°C.

Agora, nos meses frios como janeiro, fevereiro, março, dezembro ou os chuvosos como outubro, novembro, dezembro e janeiro, não são recomendados.

 

Naufrágio Costa Concórdia

Não sei se você se lembra mas foi ali na ilha de Giglio que o navio de turismo Costa Concordia, com mais de 4.200 pessoas, naufragou.

O capitão foi um dos primeiros a abandonar o navio, no melhor estilo “cada um por si e Deus por todos” e consequentemente, 32 pessoas morreram.

 

Ilha de Giannutri

Localizada mais ao sul do arquipélago toscano, Giannutri é a maior reserva marinha na Europa e fica há aproximadamente seis quilômetros ao sul da ilha de Giglio.

Na ilha você irá encontrar 2 portos: Cala Spalmatoio no sudeste e Cala Maestra, ao noroeste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você pratica o mergulho, não deixe de visitar a ilha de giannutri. É um verdadeiro espetáculo, onde paredes verticais cheias com corais contrastam com vários peixes.

Além dos corais, os amantes de mergulho poderão ver áreas de naufrágios em Anna Bianca (40-50 metros de profundidade) e Nasim (60 metros).

Já em Punta Scaletta existem restos de um casco de um barco romano ainda intacto, e em Cala Spalmatoio,  há restos de naufrágios romanos e etruscos.

Para visitar as áreas de mergulho é necessário agendar com empresas locais.

 

 

 

 

Leia também:

A festa da Befana

Como os italianos comemoram o ano novo?