Siracusa, Sicília

Olá querido leitor viajante!

Hoje no blog, te convido a continuar desbravando a Sicília. Que tal conhecer Siracusa?

Considerada uma das cidades mais antigas do Mediterrâneo, a cidade é repleta de locais históricos de ambos os períodos antigos: gregos e romanos. Um prato cheio para vivenciar o passado!

 

Siracusa

Siracusa

Onde fica?

Localizada na Costa Leste da Sicília, a cidade tem mais de 3.000 anos de história!

Banhada pelo mar Jônico, para acessar Siracusa você deverá percorrer 160km a partir do porto de Messina, como poderá observar no mapa:

 

Vamos conhecer um pouco da história de Siracusa?

Fundada pelos gregos por volta de 734 a.C, Siracusa foi o berço de pessoas ilustres como Santa Luzia e o local onde viveu Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.), matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo imortalizado pela sua genialidade.

Podemos destacar que ao longo de toda a história, por conta de inúmeras civilizações dominadoras, como romanos, bizantinos, norte-africanos, normandos e outros, toda a arte religiosa até o estilo culinário foram influenciados, tornando assim, um local único.

 

As melhores atrações para visitar em Siracusa são:

 

 

Ortigia

A pequena ilha Ortigia se conecta por toda a cidade através de três pontes, e com toda certeza, deve ser incluída em seu roteiro.

Dentre as riquezas arquitetônicas estão os monumentos gregos históricos, como o Templo de Apolo, hoje em ruínas devido à diversas construções feitas em cima dele.

 

 

Parque arqueológico

O Parque Arqueológico abriga o maior Teatro Grego da Sicília, com 140 metros de diâmetro, onde antigamente, era palco para lutas de gladiadores e de Jogos Olímpicos.

Em meio a uma imensa área verde, os monumentos que fazem parte dele são Anfiteatro Romano, o Altar de Hierão II (Ara di Ierone), o Teatro Grego, o Ouvido de Dionísio (Orecchio di Dionisio) e as Latomias.

 

Piazza Duomo

Na piazza Duomo estão localizadas duas igrejas importantes: a Catedral de Siracusa, dedicada a matrona e padroeira da cidade, Santa Luzia e a Santa Lucia Alla Badia, onde está exposto um dos quadros de Caravaggio.

Desde o início, esta praça foi considerada um local sagrado já que foi palco do maior templo jônico arcaico conhecido pelo Império Grego Ocidental. Os restos desta estrutura estão sob o Palazzo Senatorio, bem ao lado do Templo de Atena .

Como muitas vezes acontecia com os templos antigos, ao longo do tempo foram convertidos em cristãos. O espaço entre os pilares foi fechado tornando-se a Catedral. Na época normanda, as paredes das naves eram decoradas com mosaicos, partes dos quais permanecem até hoje.

A forma da praça se estende em um semi-oval, cercada por palácios aristocráticos e sua esplêndida Catedral.

Catedral

Catedral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Por se tratar de uma cidade pequena e com poucos turistas, a cidade é o local ideal para vivenciar diversas opções culturais. Que tal incluí-la em seu roteiro personalizado?

Envie-nos uma mensagem, nós podemos te ajudar a tornar este passeio único!

 


 

Leia também:

O que visitar em Nápoles?

Ilha de Procida