Conheça Viterbo!

Hoje desembarcamos em Viterbo, uma cidade da região Lazio com aspecto medieval e os monumentos super conservados! E aí, se interessou em me acompanhar nesta leitura?

 

História

Antes de mais nada, vamos falar da origem de Viterbo, que é etrusca e, posteriormente, em 310 a.c foi tomada pelos romanos.

Mas esta posse não durou muito tempo, no ano de 774, foi inclusa como parte das cidades lombardas da Toscana e dada ao papa no século XI, por Matilda da Toscana.

Posteriormente, Viterbo ocasionou três séculos de disputas entre o papado e o Sacro Império Romano antes de se tornar uma possessão papal em 1396.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi quase toda destruída, sendo uma das primeiras a serem restauradas no país pós guerra.

Como o bairro medieval de Viterbo era cercado por muralhas e torres dos séculos XI a XIII, ele permaneceu praticamente intacto. Com suas arcadas românicas e casas e palácios dos séculos XIII e XIV.

A cidade é famosa por ser a sede do papado durante duas décadas no século 13 e por sediar a mais longa eleição papal (conclave) na história, durando quase três anos.

 


As melhores atrações para visitar em Viterbo são:

 


Palácio Papal

Em primeiro lugar, vale ressaltar o valor histórico deste palácio, já que Viterbo funcionou como sede papal de 1257 a 1281, quase um quarto de século, durante o qual a Igreja Católica viveu seu conclave mais longo de todos os tempos.

O Palazzo dei Papi, Palácio Papal, é considerado o símbolo da cidade e foi construído por ocasião da transferência da residência do Papa Alexandre IV (1254-1261).

Palácio Papal

Palácio Papal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Histórico e arquitetura

O centro histórico é medieval e os monumentos encontram-se perfeitamente conservados. Destes, vale o destaque para o bairro de San Pellegrino e a Praça do Duomo.

Como a cidade reúne diversas influências de vários povos, a arquitetura também é diversa.

Como resultado do período românico, podemos destacar a Catedral (XII), a Igreja de San Sisto e San Giovanni in Zoccoli, também a de Santa Maria Nuova, del Gesù, além de numerosas casas e palácios (notável o Palácio Alessandri), além de é claro, das próprias muralhas.

Com influência da idade gótica, foram construídas elegantes fontes, claustros, igrejas como a San Francesco, Santa Maria della Salute, etc., o Palácio Papal com o antigo pórtico e a Casa Poscia.

Durante o renascimento, destacam-se as pinturas dos afrescos de San Giovanni Battista, e é claro, o belíssimo santuário de Santa Maria della Quercia, rico de obras de arte coevas.

Agora se o assunto é o período pré- histórico e etrusco, o Museu Civico é extremamente rico! E o destaque vai para sua notável pinacoteca com obras de Sebastiano del Piombo, Vitale da Bologna, Salvator Rosa e outros artistas locais.

 

Os Termas de Viterbo

Considerado um mais conhecidos em Viterbo, este termas reúne uma bela piscina formada por uma profunda cratera natural, onde a água corre a uma temperatura de 58ºC!

Bem ao lado da fonte estão os versos de Dante, nos quais o poeta compara as emanações sulfurosas de Bullicame com a escura atmosfera do inferno.

Temas das massas de San Sisto

Este termas é um pouco menor, com cerca de dois banhos termais, um bastante grande com água termal quente e outro um pouco menor com água a cerca de 18°C.

Esta particularidade das temperaturas permitem experimentar a sensação do salto termal de uma piscina para outra.

Fonte termal da Piscine Carletti

Esta piscina tem como origem, uma fonte com características semelhantes às do Bulicame e está localizada perto do cruzamento entre Strada Terme e Strada Toscana.

A água termal tem uma temperatura de saída de cerca de 58 °C, e alimenta diversas piscinas, ali mesmo no local, você poderá deitar para relaxar ou apanhar banhos de sol.

Termas Carletti

Termas Carletti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lembrando que mesmo no inverno os termas são uma boa opção por conta da alta temperatura da água que nas piscinas.

 

Onde fica?

Viterbo fica bem no sopé das montanhas Cimini, entre as colinas de San Lorenzo, San Francesco, dei Tignosi e Pianoscarano.

Não deixe de visitar esta joia medieval a apenas uma hora de Roma, bem pertinho do Lago di Bolsena. Veja no mapa:


 

Enfim, após conhecer um pouco mais desta cidade, que tal incluí-la em seu roteiro personalizado?

Basta nos enviar uma mensagem clicando aqui.

 


Leia também:

Genzano di Roma

Monte Porzio Catone

Nossos serviços para 2022