4 cidades para visitar no sul da Itália

Se você tem uma viagem planejada e vai passar pelo sul do país da bota, fique comigo nesta leitura e conheça quais as melhores opções para esticar por lá.

Napoles

 

 

 

 

 

 

 

Vamos desembarcar nesta região tão incrível?

 

O Sul da Itália

O Sul da Itália agrupa diversas regiões importantes como Abruzzo, Basilicata, Campania, Calabria, Molise e Puglia, além de é claro, das ilhas Sardenha e Sicília.

1. Tropea

Pra começar a região sul, vamos pela Calábria!

Conhecida como “pérola de Tirreno”, Tropea fica na Costa dos Deuses (La Costa degli Dei) e é famosa pelo centro histórico no topo da falésia.

Apesar de ser muito famosa entre os italianos, esta joia escondida é bem desconhecida no roteiro turístico internacional, e aí vale aproveitar para conhecê-la, não é mesmo?

Este vilarejo é conhecido por ter uma das melhores praias da Itália e famoso por sua cebola roxa produzida apenas nesta região, que apresenta uma doçura única.

Se você deseja praia, a melhor época para visitar Tropea é de junho a início de setembro, com mais tranquilidade e temperaturas agradáveis.

As melhores atrações para visitar:

 

2. Matera

Localizada na região da Basilicata, Matera é conhecida como a Cidade Subterrânea ou “la Città Sotterranea” em italiano por conta de suas grutas e cavernas esculpidas nas rochas.

Vale ressaltar que entre os séculos VIII e XIII, os monges da igreja greco-bizantina se refugiaram nestas cavernas após serem expulsos do seu território e construíram muitas igrejas rupestres.

Então, se você gosta de história, com toda a certeza deve incluir Matera em seu roteiro, visitá-la é como voltar no tempo, já que ali é um dos locais mais antigos de todo o mundo, inabitado por mais mais de 10 mil anos.

 

As melhores atrações para visitar em Matera são:

 

Matera nas telas do cinema

Um outro ponto importante sobre Matera é que por ali já foram gravados diversos filmes como “A Paixão de Cristo”  de Mel Gibson e O Evangelho Segundo Mateus” de Pier Paolo Pasolini.

 

3. Lecce

Agora vamos pra Puglia, pra famosa Lecce, também conhecida como a Florença do Sul.

Localizada bem no “taco” da bota, a cidade reúne uma mistura de diferentes culturas contribuída por diferentes povos como romanos, bizantinos, árabes, normandos e até mesmo, os espanhóis.

Uma das pérolas da cidade foi encontrada durante a reforma da praça principal, quando durante as escavações, descobriram um anfiteatro romano muito preservado, construído pelo imperador Adriano no II século d.C..

As melhores atrações para visitar em Lecce são:

 

4. Nápoles

“Vedi Napoli e poi muori”, não poderíamos finalizar esta lista sem falar da magnífica Nápoles!

Considerada uma das principais cidades do Sul, Nápoles reúne história, paisagens e um entorno totalmente imperdível para seu roteiro na região.

A cidade palco da série de Elena Ferrante, é a terceira maior cidade italiana e tem seu esplendor refletido em pontos importantes como a Duomo, o Bairro Espanhol, a praça do Plebiscito, Castel dell’ovo e etc.

 


A Nápoles de Elena Ferrante


 

As melhores atrações para visitar em Nápoles são:

 


Leia também:

Primeira vez na Itália? Confira quais cidades conhecer!

4 vilarejos para visitar na Itália