4 Músicas inspiradas em cidades italianas

Hoje ao invés de viajarmos virtualmente por alguma cidade italiana, te convido a conhecer um pouco mais da cultura!

Então, pegue um cafézinho e vamos falar sobre música!

Músicas inspiradas em cidades italianas

Introdução

Além do turismo, minha outra paixão é a música! E não poderia ser diferente, afinal, existe combinação melhor do que uma bela paisagem e um boa música?

A partir disso, me veio a ideia desse artigo… Por que não listamos as músicas famosas inspiradas em cidades italianas?

E então, preparei com muito carinho esse assunto pra falar com você! Continue comigo!

O Sole Mio

E vamos começar quebrando alguns mitos, ao contrário do que muitos pensam, apesar de ser uma famosa canção napolitana “O Sole Mio” não foi composta em Nápoles!!

Ela foi composta na Rússia em 1898, quando Eduardo Di Capua estava em turnê com seu pai violinista em Odessa, na Ucrânia.

Naquela época, Di Capua pegou umas palavras que seu amigo Giovanni Capurro havia escrito para ele em uma folha de papel, sentou-se ao piano e a música nasceu.

Um fato triste sobre ela é que os compositores desta obra prima, não colheram os louros, não viram o sucesso global que duraria séculos e morreram na miséria.

A letra foi interpretada em vozes importantes como Enrico Caruso, Pavarotti e Andrea Bocelli, Elvis Presley, com a versão “It’s Now Or Never” e foi cantada até mesmo no espaço, por Yuri Gagarin durante a primeira viagem espacial.

 

 

Arriverderci Roma

É claro que a cidade eterna não ficaria de fora! A música Arrivederci Roma foi composta por Renato Rascel , com letra de Pietro Garinei e Sandro Giovannini.

Ao longo dos anos, foi interpretada por grandes nomes como Dean Martin , Perry Como , Nat King Cole , Mario Lanza , Bill Cosby , Richard Clayderman, Lando Fiorini , Johnny Dorelli , Vittorio Grigolo , Tiziano Ferro , Rita Pavone e muitos outros. outro.

Vale destacar que ela foi trilha sonora do musical The Seven Hills of Rome e ganhou até uma versão em inglês, cantada por Perry Como (1912-2001). Arrivederci Roma virou símbolo da “dolce vita”, as românticas décadas de 50 e 60 vividas pela capital Itália.

 

 La porti un bacione a Firenze

Agora vamos falar de uma canção de 1938, inspirada em Florença!

Composta por Odoardo Spadaro, a música fala de um homem, já com uma certa idade que está prestes deixar a cidade onde uma garota envia “Um grande beijo para Florença, que é a minha cidade que sempre tenho aqui no meu coração.”

E não é pra menos, Florença é realmente cativante.

E que tal saber mais da cidade clicando aqui: Florença, Itália

 

 

Trieste

Esta canção de Sergio Endrigo é mais melancólica. Ela retrata a tristeza de quem foi obrigado a afastar-se de sua cidade natal Logo depois da Segunda Guerra Mundial.

Sergio Endrigo morreu em 7 de setembro de 2005 de um tumor que o levou em seis meses. A Câmara Municipal de Roma acolheu o seu funeral no Campidoglio, prestando assim apenas uma homenagem a um dos maiores compositores italianos.

 

Genova per noi

A música de Paolo Conte descreve perfeitamente Génova e os genoveses, que Bruno Lauzi chamou de “uma cidade à parte.

Conte compõe a música quando chega ao centro histórico depois de uma viagem na chuva pela estrada estadual que desce do Piemonte em direção ao litoral, que apesar de ser uma estrada sinuosa e traiçoeira, no fim estará Gênova para recebê-lo.

 


 

Leia também:

Gênova, Itália

Soave, Vêneto

Conheça o top 5 das maiores cidades da Itália