Agrigento, Sicília

Olá querido leitor viajante, você pretende passar por Agrigento mas não sabe quais atrações visitar?

Pois bem, te convido a ler este artigo e conhecer melhor sobre a cidade! Vamos lá?

Agrigento

Agrigento

 

Introdução

Este tesouro da humanidade tem origens muito antigas, oriundas da época em que os gregos colonizavam o sul da Itália, formando a então chamada Magna Grécia.

Apesar de ser um território que viu a passagem e domínio de diferentes civilizações, Agrigento se destaca por ser muito mais que um museu a céu aberto, ela ainda é uma cidade em constante atualização.

E é exatamente por isso que te convido a conhecer melhor esta cidade tão incrível!

 

Um pouco da História de Agrigento

Deste a pré-história, Agrigento vem sendo habitada por diferentes povos até que foi dominada pelos gregos, tornando-se a cidade de Akragas. Construída sobre terraços, em cima de um planalto, a cidade foi uma das maiores cidades do mediterrâneo.

Posteriormente, no ano de 406 a.C., foi sitiada e queimada pelos cartagineses, vivendo um período de esplendor a partir de 340 a.C. até que os ‘akragantini” a reconquistaram.

Com a chegada dos romanos no ano 262 a.C, tornou-se “Agrigentum” iniciando ali, um grande desenvolvimento urbanístico.

Nos anos seguintes, ao passar pelo domínio Bizantino, teve novamente um período de declínio que durou até a conquista da cidade pelos árabes no século IX.

Ao dominar a cidade, os árabes mudaram novamente o nome para “Girgenti”, construindo novos monumentos e mesquitas.

Mais uma vez, em 1086, foi reconquistada, passando para domínio dos normandos, reestabelecendo o cristianismo no local, promovendo a construção de algumas das igrejas mais importantes da cidade.

No século XIV ao XV, as relações comerciais com a exportação de grãos e sal aumentaram e a cidade obteve um grande progresso econômico.

Em 1920, foram encontrados importantes achados arqueológicos no Vale dos Templos e somente em 1927 a cidade adquiriu o nome de Agrigento.

No ano de 1997 o Vale dos Templos foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Vale dos Templos

Esta é uma das atrações mais importantes e conhecidas da cidade: Um conjunto de templos gregos, considerados os mais bem preservados do mundo, fora da Grécia.

O vale é um museu arqueológico a céu aberto e Patrimônio da Humanidade.

Neste local, caracterizado pelas ruínas de dez templos, destaca-se o Templo de Concórdia, um dos principais símbolos deste fascinante sítio arqueológico.

Vale dos templos

Vale dos templos

 

 

 

 

 

 

Entre as atrações mais importantes também podemos destacar o Templo de Zeus, um dos maiores da antiguidade, que hoje está em ruinas, sendo possível ver somente as bases e o altar principal. 

E o mais antigo dos tempos do vale, é o de Hércules.

 


Horário de funcionamento: diariamente, das 08h30 às 19h00.

Museu Arqueológico Regional está aberto de terça a sábado, das 09h00 às 19h00. Domingos, Segundas-feiras e feriados, das 09h00 às 13h00.


A cidade

A importância de Agrigento vem da mistura das expressões artísticas parte da história da cidade.

Com interferências de diferentes culturas na arquitetura, houve uma mescla de estilos como o exemplo da Duomo, onde a Torre Sineira possui estilo árabe-normando, enquanto as colunas com arcos são gótico-chiaramonte e o presbitério, por sua vez, barroco.

Nesta cidade, a riqueza não vem somente do Vale dos templos. Em Agrigento, também fica o Museu Arqueológico Pietro Griffo, um dos museus arqueológicos dos mais importantes da Sicília, onde diversos artefatos de Agrigento desde a pré-história até o fim da época greco-romana são expostos.

Outra atração que vale visita é a Casa de Infância de Luigi Pirandello, localizada em uma falésia com vista para o mar. Ela foi declarada monumento nacional em 1949.

Duomo di Agrigento

Duomo di Agrigento

As melhores atrações para visitar em Agrigento são:

 

 

 

Onde fica Agrigento?

Capital da província homônima com mais ou menos 60 mil habitantes, Agrigento fica na Sicília, bem próximo ao litoral sul da ilha. 

 

 


 

E aí, se interessou em visitar? Inclua em seu roteiro!

 


 

Leia também:

Conca dei Marini

Toscana, Itália