Arredores de Nápoles

Que Nápoles é uma das cidades mais incríveis Itália, muita gente sabe… Mas você sabia que é possível também se encantar com os arredores?!

Por conta da posição privilegiada, Nápoles e toda a região da Campânia são ótimas opções para quem deseja paisagens deslumbrantes, e é claro, vivenciar também a história do local.

A partir disso, montei uma lista com 5 cidades imperdíveis para um bate volta saindo de Nápoles. Vamos conferir?

 

1. Pompeia

De antemão já adianto! Não poderia começar essa lista se não fosse por Pompeia ou Pompei, na língua nativa.

Localizada a 24 km de Nápoles, Pompeia é atualmente uma das provas mais significativas da civilização romana que habitava a região quando no ano de 79 d.C, foi dizimada pela erupção do vulcão Vesúvio.

Nos dias de hoje, a cidade é um sítio arqueológico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Podemos dizer que Pompeia é livro aberto de arte, costumes, ofícios e sobre a vida cotidiana do passado.

Vale ressaltar que a cidade só foi descoberta 1500 anos após a erupção, já que as pessoas de cidades próximas procuravam por Pompeia perto do mar, já que era um porto importante, porém, com a erupção, foi empurrada litoral para fora.

Sua descoberta foi no ano de 1599 durante a construção de um canal. As escavações começaram em 1748 e ainda estão em andamento, tornando Pompeia o local mais longo e continuamente escavado do mundo.

Uma curiosidade é que as cinzas que destruíram Pompéia também garantiram sua preservação, deixando-a congelada no tempo.

Pompeia

Pompeia

 

As melhores atrações para visitar em Pompeia são:

 

2. Caserta

Localizada ao norte de Nápoles, Caserta foi fundada pelos lombardos no século VIII. Ela é famosa pelo palácio real, uma propriedade opulenta, digna do esplendor de Versalhes, Como você pode observar na imagem abaixo.

Reggia di Caserta

Reggia di Caserta

 

 

 

 

 

 

 

Mas sua história é mais antiga: Caserta foi habitada há milhares de anos, quando antigas tribos samnitas se estabeleceram por lá.  Os romanos então assumiram, e após a queda do império, os longobardos.

 

Além do Palácio Real de Casert , você também poderá visitar:

  • o Duomo (século XIX).
  • O monumento dedicado a Luigi Vanvitelli,
  • Igreja de São Sebastião (planejada por Vanvitelli)
  • O Museu de Arte Moderna oferece um vislumbre da vibrante arte moderna do sul da Itália.

 

3. Amalfi

Amalfi, é considerada a “pérola do Mediterrâneo” e os motivos não faltam…

Além de ser uma cidade encantadora e historicamente rica, é cercada de falésias de tirar o fôlego!

Antes do domínio papal da península italiana, era uma das quatro poderosas repúblicas marítimas e uma ponte comercial entre o mundo bizantino e ocidental. Atualmente, a cidade é forte no turismo, oferecendo para os visitantes praias tranquilas, pontos históricos e resorts e hotéis de luxo.

Além disso, você poderá apreciar a arquitetura medieval da cidade, lojas de artesanato e uma infinidade de estabelecimentos muito autênticos.

As melhores atrações para visitar em Amalfi são:

4. Capri

Esta bela ilha é um dos destinos mais famosos da Itália e um lugar que com toda a certeza, irá te impressionar!

Localizada bem em frente a Nápoles, Capri é uma ilha rochosa com falésias e maravilhosos locais para passeios de barco e natação, estradas bonitas com flores em cascata.

A gruta azul é a atração mais famosa da ilha e tem esse nome por conta de um efeito de luz que faz com que sua água brilhe em tons de azul profundo e os objetos, quando submersos, ficam em tons de prata.

 

As melhores atrações para visitar em Ilha de Capri são:

5. Ischia

Muito famosa entre os italianos, a ilha de Ischia fica bem no coração do mar Tirreno e com toda a certeza, também vale a visita!

A ilha é dividida em 6 comunas: Ísquia Casamicciola Terme Lacco Ameno Forio Serrara Fontana  Barano d’Ischia e é famosa pelos seus spas térmicos de fontes termais naturais.

As melhores atrações para visitar em Ischia são:

 


Leia também:

A Nápoles de Elena Ferrante

O que visitar perto de Roma?