Bérgamo, Lombardia

Quando você pensa em Bérgamo, o que te vem a cabeça?

Acredito que para a maioria dos turistas, e também dos italianos, a imagem mais forte que vem a memória é a das mortes relacionadas ao coronavírus.

A imagem que foi muito fotografada, se refere ao dia 18 de março, onde setenta caminhões militares atravessaram a cidade em meio a um silêncio fúnebre.

 

Mas, esta belíssima cidade é muito mais que isso!

Afinal, uma cidade belíssima sempre merece ser visitada, e por isso escrevo este artigo.

Bérgamo

Bérgamo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Claro que os planos em relação à visitação é para após a pandemia. Por conta do número de mortes, a cidade precisará muito dos turistas para recuperação da economia.

 

E então, que tal descobrir o que Bérgamo tem de melhor?

Se seu itinerário passar pelo norte da Itália, não deixe de incluir Bérgamo no roteiro!

Sabe aquelas cidades que valem por duas? Pois bem, isso define Bérgamo literalmente, o motivo é que ela é divida em duas: A Bergamo Baixa (ou Città Bassa) e a Bergamo Alta (ou Città Alta).

Logo ao chegar na cidade, muito provavelmente você chegará na parte baixa, ali poderá encontrar uma Bérgamo moderna, elegante e movimentada.

Mas, nada como um bom contraste do moderno com o histórico, não é mesmo? E por este motivo, Bérgamo é tão espetacular!

Basta tomar o funicular para acessar a parte alta  e desembarcar na Idade Média em uma cidade histórica, pacata e robusta.

 

Localização

Localizada na Lombardia, bem pertinho de Milão, mais precisamente a 50 Km de carro ou 50 minutos de trem. A cidade é ideal você visitar em em um único dia, vindo de Milão, Brescia ou até mesmo de Verona.

 

Pontos turísticos

 

Cidade Alta

A cidade alta, é a parte antiga circundada pelos muros venezianos, maior marca do passado na cidade. Nela, o coração é marcado pela Piazza Vecchia, local onde estão as maiores atrações turística, como por exemplo, o famoso Caffè del Tasso.

Cidade alta, Bérgamo

Cidade alta, Bérgamo

 

 

Caffè del tasso, Bérgamo

Caffè del tasso, Bérgamo

Torre del Gombito

Esta torre possui cerca de 52 metros de altura, construída no século XII, em pedra e estilo romântico.

Como foi construída para defesa militar, foi utilizada para a função até o ano de 1500. Depois, em 1877, foi doada ao município de considerada uma atração turística.

Para visitar, basta agendar previamente, a visita é gratuita.

 

Piazza Vecchia

Considerada o coração da cidade, bem ao centro está a Fontana Contarini, datada de 1780 e construída em mármore de Zandobbio.

Também localizados nesta praça, estão os famosos: Palazzo Nuovo com a Biblioteca Angelo Mai, o Palazzo della Ragione e o Palazzo del Podestà e a Torre Civica ou Campanone.

Palazzo della Ragione

Carregando o símbolo da dominação veneziana logo na fechada, o edifício, que é considerado o mais antigo da cidade, possui também elementos da renascença.

 

Torre Civica ou Campanone

Para ter aquela vista privilegiada da cidade, a dica é para que você visite esta torre.

Construída entre o século XI e XII pela família Suardi, ela tem impressionantes 52,76 metros de altura, sendo a torre mais alta da cidade.

Diariamente às 22h o sino toca 100 vezes para recordar o antigo toque de recolher aos habitantes, anunciando o fechamento das portas do muro veneziano, como de tradição no passado.

 

Piazza Duomo

A Piazza Duomo carrega este nome por conta da catedral, logo na frente. Antigamente, era considerada a principal da cidade, perdendo o posto para a Piazza Vecchia.

Nesta praça você poderá visitar a Basilica di Santa Maria Maggiore, a Capella di Bartolomeo Colleoni, o Duomo e o Battistero.

 

Cidade Baixa

Agora que você já conhece a parte baixa, vamos conhecer a parte alta?

Fundada no século XX, a cidade baixa possui uma arquitetura mais ampla, plana e repleta de belos jardins e ruas mais largas.

Alguns dos pontos turísticos importantes são a igreja Santa Maria Immacolata delle Grazie, a Porta Nuova, antiga porta da cidade e a Torre dei Caduti na Viale Roma,  uma homenagem feita aos mortos da Segunda Guerra Mundial.

 


 

E aí? Que tal incluir Bérgamo em seu roteiro?
Fale conosco, nós podemos te ajudar a elaborar um roteiro customizado.

 


LEIA TAMBÉM:

Asti, Piemonte, Itália

Roteiros personalizados

Turim, Itália