Asti, Piemonte, Itália

Hoje o assunto do nosso blog é Asti, uma cidade incrível, famosa pelos vinhos e gastronomia, e que fica localizada na região de piemonte, bem ao norte da Itália. E aí, vamos embarcar na leitura?

Pra começar, vamos falar do tamanho desta charmosa cidade: sua área total é 151 km² e nesta área habitam cerca de 70.598 habitantes.

Asti

 

Localização

Asti está localizada entre as colinas tranquilas de Monferrato e Langhe no Piemonte. Região que engloba importantes vinhedos, tombados como patrimônio mundial da humanidade da UNESCO em 2014, famosos pelos vinhos, gastronomia e turismo rural.

 

O que fazer em Asti?

Como já dito antes, a região onde a cidade está localizada é bastante famosa pelos vinhos e pela gastronomia. E, é claro que nosso roteiro irá passar por estas duas particularidades.

O grande barato dali é que o turismo por lá ainda não é muito explorado.

Como a província contém 118 cidades, a maior parte delas são pequenos vilarejos rodeados por colinas que produzem alguns dos melhores vinhos da Itália, pra você ter uma noção, mais precisamente 78 dos vilarejos, tem menos de 1.000 habitantes!!

Os principais pontos turísticos da cidade são:

 

Palio de Asti

Considerado um dos eventos mais tradicionais da cidade, o Palio de Asti nada mais é que uma corrida de cavaleiros em trajes medievais, sendo considerado o mais antigo da Itália e que, anualmente, o evento ocorre no terceiro domingo de setembro.

Confira como foi o evento no ano passado:

Vinhos
 

A região de Piemonte é muito rica na produção de vinhos.

Com suas vinícolas mundialmente conhecidas, a região contempla a produção de um dos vinhos tintos mais famosos do mundo: o barolo.

Mas, falando de Asti especificamente, os vinhos produzidos são o Asti espumante, o Moscato d’Asti, o Barbera d’Asti, o Barbera del Monferrato, o Nizza, o Albugnano, o Alta Langa, o Brachetto D’Acqui, o Cisterna d’Asti, o Cortese dell’Alto Monferrato, o Dolcetto D’Asti, o Freisa D’Asti, o Loazzolo, o Malvasia di Casorzo, o Mavasia di Castelnuovo D.B., o Ruche di Castagnole M.to, o Terre Alfieri, o Alba, o Barbaresco, o Barbera d’Alba, o Barolo, o Dogliani, o Dolcetto d’Alba, o Nebbiolo d’Alba, o Roero e o Terre Alfieri.

 

Gastronomia

Na gastronomia, o destaque vai para os presuntos e salames produzidos aqui. Os mais tradicionais são feitos com carne de burro e o presunto Cocconato.

Entre os queijos típicos estão a Robbiola de Cocconato, que é um queijo fresco de pasta mole, e formato achatado e redondo, Rabbiola de Roccaverano, feito com leite cabra, ovelha e vaca, submetido à maturação e a Toma de Capra, feito com puro leite de cabra cru e envelhecido por pelo menos três meses.

Como prato principal, as massas mais famosas são o talharim e o agnolotto, carnes cruas ou grelhadas e trufas.

A  sobremesa típica da região é o bonet, que nada mais é do que um pudim feito com cacau, biscoito de amêndoas, ovo, leite, rum, açúcar e caramelo.

 


 

E aí, se interessou em incluir a cidade de Asti em seu roteiro?

Fale conosco, nós ajudamos a elaborar um roteiro personalizado, todo focado no seu gosto pessoal!

 


 

Leia também:

Turim, Itália

Esquiar na Itália

Itália no Inverno: quais os melhores roteiros?