Passeio: Roma Barroca

Hoje vamos falar de um dos tours mais procurados pelos brasileiros! O Roma Barroca é um passeio que percorre pontos turísticos importantes, que foram construídos no período barroco.

Em poucas palavras, eu diria que esta é a melhor forma de conhecer a arquitetura e a arte barroca, aprender sobre a história da cidade e imergir na cultura do período.

Quer saber mais sobre este tour? Continue a leitura comigo e saiba todos os detalhes!

 

Roma barroca

Roma barroca

O que é Roma barroca?

Antes de mais nada, vamos entender sobre o que é Roma Barroca.

Esse estilo artístico e arquitetônico, teve forte desenvolvimento em Roma, durante o final do século XVI e meados do século XVIII, que foi chamado de período Barroco.

Caracterizado principalmente por formas dramáticas, grandiosas e ornamentadas, no estilo barroco os detalhes são importantes, eles se destacam por causar a ilusão de profundidade e perspectiva.

Durante esse período, muitas igrejas, palácios e monumentos foram construídos em Roma, incorporando essas características, como a Basílica de São Pedro, o Palácio Barberini e a Fontana di Trevi.

 


Se interessou em realizar o tour? Clique aqui para solicitar seu orçamento.


 

Itinerário:

  • Fontana de Trevi
  • Pantheon
  • Piazza Navona
  • Piazza Espanha

 

Informações:

  1. Disponível todos os dias
  2. Horário agendado
  3. Até 8 passageiros
  4. Acima de 8 passageiros, favor nos contatar

 

Fontana de Trevi

Considerada uma das atrações mais famosas de Roma, a Fontana di Trevi é uma das maiores e mais ornamentadas de toda a cidade.

Sua história remonta ao século XVIII, quando o Papa Clemente XII lançou um concurso para projetar a fonte. O escultor italiano Nicola Salvi ganhou o concurso e levou cerca de 30 anos para concluir sua construção, iniciada no ano de 1732.

Uma das tradições mais conhecidas é a de jogar uma moeda na fonte, com a mão direita sobre o ombro esquerdo para garantir seu retorno a Roma.

Visitar a Fontana di Trevi é uma experiência emocionante e com toda a certeza, será uma ótima opção de roteiro.

 

Pantheon

Com quase 2.000 anos de idade, o Panteão é um dos edifícios mais antigos e icônicos da cidade! Construído durante o reinado do imperador romano Adriano, sua arquitetura impressiona pelo imponente domo em formato de cúpula. 

Este lugar único, com detalhes impressionantes, como sua decoração de mármore e as grandes colunas de granito, reúne em seu interior, sepulturas de pessoas importantes da história italiana, incluindo o pintor renascentista Rafael.

Com entrada gratuita, o Pantheon é um verdadeiro testemunho da grandeza e da habilidade dos antigos romanos.

Imperdível, não é mesmo?

 

Piazza Navona

Localizada no coração do centro histórico da cidade, a Piazza Navona é outro ponto de arquitetura barroca muito marcante na cidade.

Construída no local que antes eram as ruínas do antigo estádio de Domiciano, a praça foi projetada por Bernini e Borromini no século XVII, com várias fontes, esculturas e edifícios ornamentados.

Um dos destaques da piazza é a Fontana dei Quattro Fiumi, que foi projetada por Bernini em 1651 e representa 4 rios mais importantes da época: o Nilo, o Ganges, o Danúbio e o Rio da Prata.

Além da Fontana, a praça também abriga edifícios notáveis, incluindo a Igreja de Sant’Agnese in Agone, e o Palácio Pamphili, que hoje abriga a embaixada brasileira na Itália.

 

Piazza di Spagna

Famosa por sua escadaria, a Scalinata di Trinità dei Monti, e por sua bela Fontana della Barcaccia, a praça possui vista panorâmica para a cidade de Roma e o magnífico obelisco egípcio que se encontra na base da praça.

A Fontana della Barcaccia, uma das mais belas fontes barrocas da cidade, foi projetada por Bernini e construída em 1627 e foi esculpida em forma de um barco, o que se deve ao fato da praça ter sido historicamente uma área de inundação do rio Tibre.

Além disso, a praça também é cerca por diversas lojas de grife, como Gucci, Prada e Valentino, e um excelente ponto de partida para explorar as áreas circundantes, como o bairro histórico de Trastevere.

 


E aí, que tal incluir este city tour em seu roteiro? 

Entre em contato clicando aqui e saiba como podemos tornar sua viagem inesquecível!

 


 

Leia também:

Catânia

Cortona: uma cidade medieval de tirar o fôlego

Veneza: uma cidade única