Cosmopolita e moderna, inegavelmente, Milão é uma cidade grandiosa em todos os sentidos!

Além de ser considera a capital da moda, reunir uma arquitetura impressionante, a cidade conta com uma área total de 182 km² e mais de 1,400.00 habitantes.

Visto que muitos turistas acabam preferindo visitar outras grandes cidades como Roma e Veneza, vamos te convencer a não deixar Milão para trás.

Te convido à esta leitura, que irá desbravar toda a cultura, gastronomia, arte e, é claro, sobre o turismo milanês. Fica com a gente?

 


 

Falar de Milão, sem dúvida, é falar de moda!

Situada no coração da Lombardia, Milão é o paraíso dos fashionistas e designers!

E, o motivo é bem claro: Além de ser considerada um polo econômico e cultural, é ali que ocorrem os maiores eventos de moda do mundo, como por exemplo, as duas fashion weeks anuais.

No conhecido “Quadrilatero D’oro” boutiques e palácios, abrigam importante lojas de grifes como Prada, Miu Miu, Valentino, Gucci, Versace, Bulgari e Marni, entre outras.

Aqui vai uma dica, visite alguns brechós, eles reúnem verdadeiras preciosidades!

Mas, apesar da moda ser muito importante na cidade, a arquitetura de Milão também atrai muitos turistas, e é sobre ela que vamos falar no próximo tópico.

 

Arquitetura

Falar da arquitetura de Milão, é também compreender sua transformação!

Logo no início do século XIX, influenciada pelo Modernismo e pelas modernidade, a arquitetura passa do estilo Liberty para o Decò.

 

Catedral Duomo

A grandiosidade da Duomo é uma das mais belas catedrais góticas de todo o mundo e levou mais de 400 anos para ser concluída.

Construída inteiramente em mármore branco- rosa de Candoglia a construção é gigantesca! Só para exemplificar seu tamanho, somente na parte externa, a catedral conta com mais de 2,3 mil estátuas!

Dentro da catedral, além dos sarcófagos de mármore de famílias nobres milanesas, algumas estátuas se destacam, dentre elas, a mais famosa é a de São Bartolomeu dissecado, que segura a própria pele como um manto.

Ainda dentro da catedral é possível visitar a cripta de São Carlos Borromeo e, nos subterrâneos estão os restos das antigas basílicas da Santa Tecla e da Santa Maria Maggiore, ambas época romana (sec. IV) .

 

Galeria Vittorio Emanuele

Localizada bem no centro da cidade, dividindo o palco com a catedral na praça Duomo, a Galeria foi construída pelo engenheiro Giuseppe Mengoni.

O objetivo da construção era conectar as duas praças, Duomo e Scala, e, como único requisito, deveria conter um formato de cruz.

A famosa cobertura foi inspirada no Crystal Palace, para a primeira Exposição Mundial de Londres em 1851.

Logo abaixo desta cúpula estão as lunetas, que representam os 4 continentes: Europa, África, Américas e Ásia.

E aqui vai uma curiosidade: você sabia que é obrigatória a utilização da cor preta na fachada de cada estabelecimento?

 

Triennale di Milano

É um museu de design e arte, localizado dentro do Parco Sempione, o maior da cidade.

Além de ser um local de muita cultura, no qual diversas exposições são abertas para visitas, sua arquitetura e história são um capítulo a parte.

Projetado pelo arquiteto Giovanni Muzio, durante a Segunda Guerra Mundial, este edifício foi ocupado pelos nazistas. Depois da guerra, em 1947, o local em questão foi utilizado para diversos eventos, como por exemplo o show de Jimmy Hendrix em 1968.

Posteriormente, no ano de 2007, passa a abrigar o Museu do Design e, nos dias de hoje é parada obrigatória para os amantes da arte e design.

 

Obras de arte

 

O beijo, por Francesco Hayez

O famoso quadro pintado por Hayez ,em 1859 não é somente um beijo. Ele representam também a aliança entre a Itália e França, representadas nas cores das roupas dos protagonistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você poderá apreciar esta obra na  Pinacoteca de Brera.

 

A Coroa de Ferro

Já imaginou ver uma coroa de uma rainha de verdade? Pois bem, a coroa em questão foi da rainha dos longobardos Teodolinda (589 a 616 d.C) e se trata de uma peça única!

Feita toda em ouro, com detalhes de pedras, esmaltes e uma curiosidade: diz a lenda que dentro da coroa (daí o seu nome) está um dos pregos que foram usados para crucificar Jesus.

A coroa fica na Capela de Teodolinda no Duomo de Monza.

 

A Pietà Rondanini de Michelangelo

A escultura é de Michelangelo e foi encontrada em sua própria casa!

Atualmente, a escultura fica no Castelo Sforzesco e retrata Jesus com Nossa Senhora. Ela está sentada com Jesus no colo, ambos em pé, quase que como mesmo na morte, ele tivesse saindo de dentro dela de novo.

É Belíssima, não deixe de visitar!

 

A Última Ceia de Da Vinci

Agora vamos falar da tão famosa pintura de da Vinci: A Santa Ceia, que ocupa toda uma parede do antigo refeitório de Santa Maria delle Grazie.

Esta obra foi pintada entre 1495 e 1498, e entre 1979 e 2000, passou pelo maior restauro já feito em uma obra de arte.

Se você deseja visitar uma das maiores obras de arte do mundo, saiba que a visita é feita somente com reservas. Caso precise da nossa ajuda, podermos reservar pra você!

 

A Ultima Ceia, Leonardo Da Vinci

As melhores atrações para visitar em Milão são:

 

 

Gastronomia

Por fim, não podemos deixar de lembrar da gastronomia!  Esta, que por sua vez, é um tanto quanto distinta da que bem conhecemos e chamamos de “italiana”.

Dentre os pratos típicos mais famosos estão o ossobuco, bollito misto, polentas, risotos, queijos como o Grana Padano, mascarpone, taleggio e o gorgonzola.

 


E que tal incluir Milão no seu roteiro personalizado?

Entre em contato conosco, nós elaboramos pra você!

 


 

LEIA TAMBÉM:

Turim, Itália

Esquiar na Itália

Inverno italiano