Pisa

Vamos desembarcar em Pisa? Te convido a conhecer esta belíssima cidade, que vai muito além da Torre.

Continue comigo nesta leitura e conheça sobre a história, curiosidades e é claro, os pontos turísticos mais bacanas.

Vamos lá?

Pisa

Pisa

Onde fica?

Pisa fica bem ao centro da Itália, mais precisamente na Toscana.

Sua localização é exatamente em  sob a planície aluvial do rio Arno, a cerca de 10 km do Mar da Ligúria e a 80 km de Florença.

Vale ressaltar que Pisa ficava à beira-mar até o século 15, mas com o acumular do logo do rio Arno, foi isolada completamente do recuo da costa.

 

História

Te convido agora a conhecer um pouco mais da história da antiga Pisa…

Possivelmente, no passado, a cidade foi habitada pelos Ligúria antes de passar por Controle romano como base naval.

No ano de 180 AC, tornou-se uma colônia romana e em 313 DC um bispado cristão. Sobrevivendo ao colapso do Império Romano para permanecer o principal centro urbano da Toscana.

Tempos depois, com o intuito de explorar seu poder marítimo, a cidade reviveu no século 11 para se tornar um próspero centro comercial.

A participação da cidade durante as Cruzadas, garantiu boas posições comerciais, fazendo com que a cidade crescesse e então, torna-se mais forte para rivalizar com Gênova e Veneza.

Essas batalhas culminaram com a derrota de Pisa para Gênova em 1284.

Apesar desta derrota, por conta da manufatura de lã, Pisa se fortaleceu seu comércio no final do século 13, permanecendo como o principal porto da Toscana.

 

Curiosidades sobre a cidade

  1. Pisa foi a cidade natal de Galileo Galilei.
  2. No século XX, a Universidade de Pisa, fundada em 1343, tinha mais de 25.000 alunos.
  3. A cidade continua sendo a sede de um arcebispado.
  4. Atualmente é um importante entroncamento ferroviário e possui um aeroporto internacional.
  5. O turismo e as indústrias leves que produzem têxteis, vidro e produtos de engenharia e farmacêuticos contribuem para a economia.

 

Piazza dei Miracoli

Esta praça, também conhecida como Piazza del Duomo de Pisa, é patrimônio da Humanidade desde 1987. Além de sua torre inclinada, nesta praça estão também a Catedral de Santa Maria Maggiore, o Batistério de San Giovanni e o Cemitério Monumental.

Vale ressaltar que esta praça é murada, estes muros serviam para proteger o centro religioso da cidade.

 

Duomo de Pisa

A Duomo de Pisa é uma catedral dedicada a Santa Maria Assunta (assunção de Maria), e fica no centro da Praça dos Milagres.

Construída entre 1064 e 1118 em estilo românico, possui uma fachada feita em mármore cinza e branco, feita de pilares e arcos sobre as três portas.

A Porta de entrada da igreja é pontilhada com 24 portas de bronze realizadas por Bonanno Pisano, retratando profetas e histórias do Novo Testamento.

Já no interior a Catedral existem muitas referências orientais, de modo que o interior evocam uma mesquita.

Além de sua cúpula é decorada com afrescos do século XVII, aprecie lá dentro  pinturas de Andrea del Sarto, a “Madonna sotto gli organi”, o Mosaico do Abside e o Pergamo,um púlpito de Giovanni Pisano, reconstruído após o incêndio de 1595 que destruiu muitas obras-primas.

 

Batistério

O Batistério é considerada a maior construção de planta circular da Itália e teve sua construção iniciada em 1152 sob a direção de Diotisalvi.

No interior, vale o destaque para a fonte batismal de Guido Bigarelli, o pergamo (púlpito) de Nicola Pisano, e a estátua de bronze de João Batista.

 

Torre de Pisa

Construída após a Duomo e o Baptistério, no ano de 1173, a famosa torre de Pisa começou a inclinar no ano de 1274, antes mesmo de ser finalizada.

O motivo da inclinação foi o terreno arenoso, que não sustentou uma edificação daquele porte. Por este motivo, diversos arquitetos tentaram corrigir a inclinação, sem nenhum sucesso e ela foi finalizada uma ligeira curva da torre em 1372.

Atualmente, por conta das reformas mais recentes, a inclinação da torre foi diminuída em aproximadamente 38 cm. Com isso, a torre foi aberta para visitações. Nela é possível subir 296 degraus em escada caracol.

Curiosidades sobre a torre
  1. Para tentar compensar a inclinação, o engenheiro Bonnano Pisano construiu mais cinco andares que, ao invés de ajudar, acabou afundando mais por conta do peso.
  2. Sua construção só terminou na segunda metade do século XIV.
  3. Foi projetada para abrigar o sino da catedral de Pisa.
  4. Apesar estável, a torre poderá voltar a inclinar, podendo ruir por completo se novas soluções não forem executadas.

 

O Cemitério Monumental

Este antigo cemitério é cercado por uma galeria retangular, toda revestida em mármore.

Tempos depois, o local foi um museu que sofreu grandes danos durante o bombardeio de 1945. O Cemitério preserva belas obras de arte, muitas ainda estão em restauração, incluindo sarcófagos e afrescos.

 

As melhores atrações para visitar em Pisa são:

 


 

Leia também:

Bolonha

5 cidades para visitar durante o inverno italiano