Taormina, Sicília

Olá querido leitor! Pronto para mais um passeio virtual pela Sicília?

Hoje desembarcamos em Taormina, uma cidadezinha localizada bem ao topo da colina da leste da Sicília, próxima ao Monte Etna, um vulcão ativo com trilhos até ao cume. Vamos conhecer melhor?

 

Taormina

Taormina

Localização

Com cerca de 11 mil habitantes e13 quilômetros quadrados, Taormina é considera uma das cidades sicilianas mais movimentadas de turistas!

Localizada em em uma falésia em frente ao mar, a cidade é conhecida como a Pérola do Mar Jônico.

Vamos conferir no mapa sua localização?

 

Conheça um pouco da história

Ao longo de toda a história, Taormina foi controlada por diferentes povos, dentre eles os Siracusas, galegos, espanhóis e até mesmo os franceses.

Parte dessa variedade cultural presente na história da cidade, se refletem nos monumentos, igrejas e palácios com diversas influências destes povos.

Mas, vamos lá do começo…

Antigamente, Taormina era Tauromenium, originalmente ocupado pelos Siculi, uma antiga tribo siciliana, que foram reassentados lá por Dionísio I de Siracusa c. 392 AC .

Posteriormente, a cidade recebeu os refugiados de Naxos , logo ao sul, em 358, florescendo depois sob o domínio dos Andromachus.

No ano de 210 a.c, foi passada para domínio dos romanos, colonizada pelo imperador Augusto. Foi então que houve seu declínio

Depois, em 962, foi retomada pelos árabes sob o comando de al-Muʿizz, que rebatizou a cidade de Muʿizzīyah.

Já no ano de 1078, sob domínio dos normandos, houve alguma prosperidade.

Além do famoso teatro grego, que foi reconstruído na época romana, existem também vestígios de outro teatro, o Roman Odeon, descoberto durante escavações em 1892, e também do chamado Naumachia (um reservatório).

A catedral e os palácios da Corvaja, Santostefano e Ciampoli datam do período medieval .

 

O Teatro grego

Um dos cartões postais da cidade, o Teatro grego atrai milhares de turistas do mundo todo!

Acredita-se que ele tenha sido construído no século 7º antes de Cristo, e posteriormente recuperado pelos romanos.

O teatro mantém vivo até os dias de hoje, recebendo dezenas de eventos que vão desde shows a cerimônias de premiação e até mesmo, espetáculos de balé e ópera.

O que mais chama atenção é a vista fabulosa que abraça Capo Taormina e Isola Bella, sendo assim, um incomparável local para apreciar a beleza panorâmica.

 

Isola Bella

Esta charmosa reserva natural de Taormina foi batizada pelo fotógrafo alemão Wilheim von Gloeden.

Ela foi doada à Taormina pelo Rei Ferdinando no ano de 1806.

Após diversas posses, no ano de 1984 ela foi declarada pelo estado da Sicília como “monumento natural” de importante interesse histórico e artístico.

Posteriormente, em 1990 ela passou a ser propriedade do estado da Sicília.

Após o ano de 1998, ela foi decretada Riserva Naturale Orientata e então, em 2005, foi incluída na rede Natura 2000 como local de interesse Comunitario (SIC).

Nela você poderá apreciar uma pequena praia, com águas cristalinas, onde você pode montar o seu guarda-sol e apreciar o dia.

O acesso à praia é feito por meio de uma longa escadaria, que é recompensada na chegada por um mergulho refrescante em uma água cristalina rodeado por peixinhos.

Dica: A praia é composta por pedras e, por este motivo, na hora de escolher o sapato, dê preferência aos tênis e sapatos confortáveis.

Isola Bela

Isola Bela

Vulcão Etna

O vulcão Etna é considerado o maior da Europa, com seus impressionantes 3.350 metros, a base tem cerca de 200 km!!

E aí vai uma curiosidade: você sabia que o vulcão precisa despejar 4.000 toneladas de gás diariamente e, quando não consegue atingir a cota, entra em erupção.

 

 

As melhores atrações para visitar em Taormina são:

 


Não deixe Taormina, nem a Sicília de fora do seu roteiro!

Envie-nos uma mensagem, nós elaboramos um roteiro totalmente customizado.

Clique aqui para nos contatar


 

Leia também:

Catânia, Sicilia

Palermo, Sicilia