Tarquinia

Hoje continuamos nossa viagem virtual na região Lazio, mais precisamente em Tarquinia, província de Viterbo.

Famosa por abrigar antigos túmulos etruscos, esta antiga cidade possui também o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Que tal continuar a leitura e conhecer melhor?

 

Foto: Yellow.Cat

Foto: Yellow.Cat

 

Um pouco da história de Tarquinia

Antes de mais nada, vamos voltar lá atrás no passado…

Habitada pelos etruscos, esta cidade é considerada uma das mais importantes povoações etruscas, antes localizada em uma colina chamada “La Civita”, que corresponde ao atual Monte Monterozzi.

Até o início do século 6 aC, ela não era comercialmente importante, mas, ao passo que começou a negociar com a Grécia, tornou-se uma das principais cidades da Liga Etrusca.

No auge do seu poder, bem ali no final do século IV, colidiu repetidamente com Roma em guerras, da qual acabou perdendo.

Após a queda do Império Romano, as invasões bárbaras obrigaram que os habitantes se mudarem para a colina oposta.

Da Idade Média até 1922, a cidade se chamava “Corneto”, provavelmente sugerida pela “cornel-tree”, uma árvore típica dali.

Os indícios desta cidade medieval chamada “Corneto”, vem de um documento do ano 649, assinado por Severinus Boethius. Sua existência também foi confirmada por meio de evidências em 743 e 861 que se referiam, respectivamente, aos bispos Lando e Paulo.

Tarquinia ganhou destaque nos séculos IX e X dC, quando era cercada por muralhas, cujo vestígios ainda podem ser vistos.

 

Onde fica?

Agora vamos entender onde fica a cidade de Tarquinia.

Situada a noroeste de Roma, a cidade que é província de Viterbo, possui um importante patrimônio arqueológico, e se estende por uma área de 279,50 km².

O que visitar?

Se você busca conhecer mais da herança Etrusca, saiba que Tarquinia é o lugar certo!

Aliás, este é o aspecto mais marcante da cidade, a começar pela Necrópole de Monterozzi, datada com cerca de 3000 anos e inclui cerca de 200 túmulos pintados!

Como ao longo da história, diversos povos marcaram território por lá, existem vestígios destas influências, como é o caso de vestígios artísticos gregos nas tumbas.

A cidade medieval também é um ponto interessantíssimo para se visitar, já que lá estão edifícios medievais com torres e igrejas marcantes da época, como a Igreja de Santa Maria di Castello, construída em 1121, sob fortes influências lombardas e cosmatescas.

Já a Igreja de São Giacomo; e a Santissima Annunziata, possuem características que retratam o domínio bizantino e árabe.

Agora, se você é um amante de arquitetura, com toda certeza, irá se impressionar com o centro histórico!

Por lá, diversas influências nórdicas e renascentistas são retratadas nas igrejas góticas de San Pancrazio, San Francis e St. Giovanni de Jerusalém, cercadas por torres e no imponente Palazzo dei Priori, onde atualmente é a sede da Cerâmica Museu.

Do período renascentista, você poderá ver alguns afrescos de Antonio del Massaro da Viterbo (chamado de “Pasto”) no coro da catedral e outros de autor desconhecido no Palácio Vitelleschi.

 


As melhores atrações para visitar em Tarquinia são:

 


Museu de Arqueologia Tarquinia

No Museu Arqueológico, você poderá apreciar nas tumbas como era a vida cotidiana etrusca por meio de peças de cerâmica, ferramentas, armas e ornamentos.

Como o museu fica dentro do Palácio Vitelleschi, no primeiro piso estão os recipientes mais famosos da arqueologia, como a grande tigela chamada ‘Nikosthenes’ (século V aC) e a ânfora ‘Phintias’ (datando o final do século VI aC).

Um outro ponto que se destaca no museu é o famoso grupo de argila chamado de Cavalos Alados, feitos em argila mas com visual parecido com ouro, tão bonito que já decorou o frontão do grande templo de Ara della Regina.

Neste museu também constam túmulos chamados Guerreiros, Caça, Pesca, Lionesses e Malabaristas, todos apresentando esculturas de pedra em relevo nas lajes do sarcófago.

 

A cidade costeira

A costa da cidade é chamada de Lido di Tarquinia, ou praia de Tarquinia e está em 1º lugar no ranking das melhores praias da região de Viterbo.

Com sua água azul e areia castanha, a praia possui um acesso bem fácil e, mesmo com bastantes resorts por ali, ainda existe uma área extensa de acesso livre.

Nos resorts, além de espreguiçadeiras e guarda-sóis, também existem restaurantes, vestiários, chuveiros, banheiros, bem como diversas atividades aquáticas, como catamarãs ou jet skis.

 


 

E aí, o que achou desta cidade na região de Viterbo? Que tal incluir Tarquinia em seu roteiro?

Envie-nos uma mensagem

 


Leia também:

Conheça Viterbo!

Alberobello – Puglia