Matera, sul da Itália

Hoje vamos embarcar em uma cidade de contrastes, única, rústica e o mesmo tempo jovial. É claro que estou falando de Matera, a terceira cidade mais antiga do mundo!

Matera

Onde fica?

Antes de mais nada, vamos saber onde fica!

Considerada uma cidade pequena e histórica, Matera fica no sul do país da bota, mais precisamente na região da Basilicata e reúne cerca de 60.524 habitantes.

O centro histórico

Após o século XVII houve um grande desenvolvimento na parte alta de Matera. Surgiram mansões, palacetes, todos regados a um sistema hidráulico totalmente inovador para a época.

Conforme a cidade alta se desenvolvia, a parte baixa foi abandonada por não possuir condições mínimas para uma vida saudável, sem água corrente ou eletricidade.

Foi então que se tornou uma cidade-fantasma até a década de 80, quando uma lei nacional destinou verbas para a recuperação da área histórica dividida em Sasso Caveoso e Sasso Barisano.

A partir daí, restaurantes, bares, hotéis e até mesmo um local exclusivo para o turismo começaram a surgir. E então, o conhecido Sassi di Matera foi classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1993.

Aqui vai uma dica, se você deseja visitar o centro histórico, é necessário reservar previamente.

 

Sassi di Matera

Sassi di Matera

Filmes

Definitivamente podemos dizer que Matera é um cenário perfeito para filmes, não é mesmo?

Não é atoa que a cidade serviu de locação para diversos filmes bíblicos, como A Última Tentação de Cristo (1988), A Paixão de Cristo (2004) Ben-Hur (2016).

Acredito que o que mais impressiona ali é a arquitetura única, onde os sassos (construções erguidas dentro da rocha) transmitem toda a autenticidade do local.

 

As melhores atrações:

  1. Sassi di Matera
  2. Parco della Murgia Materana
  3. Casa Grotta di Vico Solitario
  4. Materasum Ipogeo
  5. Casa Noha
  6. Cattedrale di Matera
  7. Castello Tramontano
  8. Cripta del Peccato Originale
  9. Palombaro Lungo
  10. Museo Laboratorio della Civilta Contadina

 

 

As Igrejas Rupestres

As igrejas Rupestres refletem toda a evolução histórica do homem, passando da era pré-histórica para o cristianismo.

As 150 igrejas esculpidas em rocha datam dos séculos 14 a 16 e foram pintadas por monges. Essas igrejas estão localizadas em lugares onde antigamente eram importantes locais de culto nas civilizações rupestres anteriores àquelas cristãs.

Agora vamos conhecer as mais visitadas?

 

 

Capital da cultura em 2019

No ano de 2019, a cidade foi eleita a Capital Europeia da Cultura, com a realização de festivais e exposições durante todo o ano.

 

Em conclusão, Matera é um daqueles destinos memoráveis. Se você deseja inclui-lo no roteiro, entre em contato conosco, nós te ajudaremos a tornar ainda mais inesquecível!

 


 

Leia também:

Como os italianos comemoram o ano novo?

Pratos tradicionais do Natal italiano

Bérgamo, Lombardia